Workshop de construção de livro chinês - Zhen Xian Bao

Susana Neves, foi nossa bolseira de Investigação durante 12 meses, até ao passado mês de Novembro. Durante este período realizou um projecto intitulado "O contributo da arte da estampa japoneses (ukiyo-e) na introdução, disseminação e culto da flora nipónica no Ocidente"
Ao mesmo tempo Susana Neves tem vindo a realizar com o Museu do Oriente um workshop de construção de livro chinês, que já vai na sua 5ª e 6ª edição nos próximos dias 19 de Janeiro e 16 de Fevereiro. 

 Susana Neves é autora de O sopro/The blow – flip book, publicado em 2016, bem como de livros de artista, com contos, desenhos, pop-ups, recortes e origami da série Biblioteca do Pirata Francis Gould. A par das exposições de desenho, pintura e fotografia,tem desenvolvido um trabalho pioneiro a nível da educação artística e ambiental em contexto museológico, dirigida a adultos e crianças. 




Sábado | 19 Janeiro - ESGOTADO
Nova data | 16 Fevereiro
Com Susana Neves
Horário | 10.00 às 12.30 e 14.00 às 16.30
Preço | €50
Participantes mín.5, máx. 10

Outrora fabricado por algumas minorias étnicas (Miao, Dong, Yao) nas mais remotas províncias montanhosas do sul e sudoeste da China, o livro de múltiplas caixas — zhen xian bao — servia inicialmente para transportar utensílios de costura (sobretudo linhas e fios), moldes e padrões de papel, e mais tarde, fotografias de família e outros documentos ligados a memórias pessoais.
Sendo uma arte tradicional rural, quase extinta, e útil à requintadíssima produção de indumentária para cerimónias e festivais, o zhen xian bao era usualmente feito com papéis reciclados, apresentando-se no formato de livro, fechado por um fio preso a uma capa de tecido. Uma vez aberto, compunha-se de um número variável de caixas de papel, de diferentes dimensões, que se sobrepunham, comprimiam, abriam e fechavam através de engenhosos processos de dobragem.

Depois de uma breve introdução à cultura, paisagem e motivos ornamentais usados pelas minorias étnicas mestres nesta arte ancestral, serão apresentados vários livros como exemplo, aprendendo cada participante a fazer o seu zhen xian bao, para guardar nele o que bem entender, ou simplesmente produzir um livro “tão fino”, que como pretendia o sábio Yi Yun Ti, não haja palavras que o possam descrever. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Transtopia - Ana Teresa Vicente