João Almeida e Silva
SOU FUJIMOTO
FUTURO DOMÉSTICO PRIMITIVO
Inauguração | 21 Fevereiro | 18.30
Até 26 Maio



João Almeida e Silva (Tondela, 1980), arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (2005) e doutorando na mesma instituição (desde 2013), desenvolve tese com o tema “Publicidade revista 1946-1988: interferências entre publicidade e arquitectura”. Colabora, desde 2003, com diversos ateliers de arquitectura, destacando-se Balonas & Menano (Porto, 2007-2012) e Sou Fujimoto Architects (Tóquio, 2013) e exerce arquitectura em regime liberal desde 2005, sendo autor e co-autor de diversos projectos e obras.
Em 2013, foi bolseiro de curta duração da Fundação Oriente com o projecto Futuro Doméstico Primitivo que visa, essencialmente, o estudo do doméstico japonês através do trabalho do arquitecto japonês Sou Fujimoto, caso de estudo e mote para um conjunto de iniciativas subsequentes.Neste sentido, inaugura a 21 de Fevereiro a exposição resultado deste trabalho.




Sendo um dos mais influentes arquitectos japoneses da sua geração, Sou Fujimoto (Hokkaido, 1971) procura reconduzir-nos às origens do espaço construído propondo-nos uma arquitectura inspirada na ideia de floresta. Estabelecendo uma analogia entre esta e a cidade de Tóquio, onde trabalha, aponta a experiência, a diversidade e o conforto como elementos de ligação entre estas duas realidades, sendo que noções daqui decorrentes como complexidade (entre ordem e caos), coexistência (de diferentes elementos) e externalidade (como possibilidade de descoberta) informam projectos que oscilam entre o “micro espaço doméstico” e a “mega estrutura urbana”. Edifícios de assinalável rigor geométrico, espacial e construtivo diluem a percepção da escala dos objectos, dos seus limites e respectivos usos, procurando conformar, assim, uma arquitectura ligada à história primordial da humanidade, definindo um futuro primitivo. Explorando gradações onde (no Ocidente) encontramos tradicionalmente oposições (transparência/opacidade,interior/exterior, luz/sombra, etc.), este enquadramento conceptual é particularmente operativo nos programas de âmbito residencial, onde a casa se assume simultaneamente elemento singular (árvore-casa) e parte interactiva deum todo plural (floresta-cidade). Ao investigar a relação mais íntima do indivíduo com o espaço que habita e consequentes relações deste com o contexto, as construções daqui resultantes potenciam novas noções de natureza e outras formas de ambiente construído (a casa como cidade e a cidade como casa), tornando o habitante em elemento orgânico desta concepção do ambiente doméstico. 





Partindo de uma selecção de casas projectadas e construídas em território nipónico por Fujimoto, aqui apresentadas através de vídeos, fotografias, maquetes e outros elementos, Futuro Doméstico Primitivo incide sobre a concepção do habitar por si explorada – com especial enfoque no modo flexível como este actua através das diversas escalas, afirmando a pluralidade da actividade humana e a diversidade espacial daí decorrente – e constitui uma oportunidade única de divulgar uma perspectiva específica do privado japonês ao público português através da demonstração do espírito heurístico implícito na obra deste singular arquitecto.



 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Transtopia - Ana Teresa Vicente