Research in Asia 


23 de Julho de 2019

Universidade Nova de Lisboa

 


  • No dia 23 de julho, a NOVA organizou, em parceria com a Universidade de Lancaster, a conferência Research in Asia. O evento, promovido pelo NOVA In the Globe, reuniu investigadores de Lancaster e da NOVA, de várias áreas e de todas as escolas da universidade, que realizam investigação aplicada na Ásia .

  • O Research in Asia teve como objectivo explorar oportunidades de colaboração para que investigadores com formações distintas possam trabalhar em projectos conjuntos aplicados ou com impacto na Ásia. O evento contou com sessões de trabalho em que participaram diversos investigadores. Foram 4 sessões de trabalho divididas pelos seguintes temas: 1.sustentabilidade ambiental/produção e consumo responsável; 2. inovação, indústria e infraestruturas; 3. cultura, sociedade e governo; 4. saúde e saneamento. Destaco que na sessão dedicada à cultura, sociedade e governo, estavam presentes vários investigadores, ex-bolseiros da Fundação Oriente: Paulo Pinto ( foi nosso bolseiro a partir do ano 1991, quando desenvolveu a sua tese de Mestrado sobre Malaca e o Portugueses na Ásia do Sueste - 1575-1620), Patrícia Melo (bolseira entre 2015- 2018 desenvolveu uma tese de Doutoramento, ainda não concluída, sobre a Gruta de Camões e o templo de A-Ma), Rogério Puga ( foi nosso bolseiro a partir de 2001, num projecto de investigação intitulado "Macau e o Extremo Oriente nas fontes inglesas dos séculos XVII e XVIII) e Lúcio Sousa (foi nosso bolseiro de longa e curta duração a partir de 2004 tendo realizado o seu doutoramento com o título "An tia - partilha ritual e vida social entre os Búnque ou Lamak Hitu - Timor leste), bem como a investigadora Alexandra Curvelo, que apesar de não ter sido nossa bolseira, foi comissária de uma exposição do Museu do Oriente, fez alguns textos para um dos catálogos da nossa exposição permanente e, para além dos aspectos mencionados, tem sido também orientadora de diversos dos nossos bolseiros, para além de outras colaborações com o Museu e com a Fundação Oriente.

  •  Da parte da tarde o evento contou com a apresentação dos projectos embrionários que surgiram das várias sessões, apresentação de  projectos de capacitação da NOVA na Ásia e ainda duas sessões de debate – uma sobre investigação e inovação, e outra sobre cultura e diplomacia científica.


  • Para além dos investigadores da NOVA e de Lancaster, o evento contou com a presença da Vice-Reitora da NOVA, Professora Elvira Fortunato, do Presidente da Câmara de Comércio Luso-Chinesa, João Marques da Cruz, do Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Embaixador Luís Faro Ramos, da Fundação Oriente e ainda do Professor Robert Geyer, da Universidade de Lancaster.
    grupo de participantes do Research in Asia, 23 de Julho de 2019, Reitoria da Universidade Nova de Lisboa
A presença de alguns investigadores antigos bolseiros da Fundação, neste tipo de eventos, confirma a importante função que a Fundação Oriente desenvolve há mais de 30 anos, desde que criou o programa de bolsas de estudo que já permitiu a mais de 900 investigadores e estudantes, nacionais e estrangeiros desenvolverem os seus trabalhos de investigação,  criando assim uma comunidade de investigadores  com o foco na Ásia nas mais variadas áreas de conhecimento. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Transtopia - Ana Teresa Vicente