Domingos Francisco Jesus Sousa
Doutoramento em História Moderna e Contemporânea
No passado dia 23 de Maio de 2019 decorreu no ISCTE-IUL a prova de doutoramento do nosso bolseiro Domingos Sousa. A tese apresentada versou "A ocupação da Indonésia e a Resistência Timorense (1975-2002) e foi orientada pela Professora Maria João Vaz. Entres os arguentes estavam o Professor Rui Feijó, também nosso bolseiro, o Professor Nuno Canas Mendes, o Professor Carlos Maurício e a Presidente do Júri foi a professora Helena Carreiras. O doutoramento foi aprovado com distinção.
Fotografia de Hugo Alexandre Cruz |
Domingos Sousa é licenciado em Filosofia e Ciências da Educação e agora doutor em História Moderna e Contemporânea e foi Embaixador de Timor-Leste no Brasil entre 2008 e 2013. Tem vários livros publicados sobre a resistência timorense nomeadamente " Vozes da Resistência Timorense", "Olobai 75", "Colibere - um herói timorense", "Historias da Resistência" e "Timorense e Murmúrio - da alma timorense", são algumas das obras deste autor. A sua obra e também esta tese de Doutoramento reflectem muito da sua experiência como timorense e como resistente no tempo da ocupação indonésia.
Domingos Sousa fez parte do Conselho Nacional da resistência Timorense entre 1998 e 1999 e foi presidente do FORSAREPETIL, Forum dos Licenciados Timorenses para o Referendum e Desenvolvimento de Timor-Leste entre 1998 e 1999. Actualmente Domingos Sousa colabora com o Arquivo e Museu da Resistência Timorense.
Entre a assistência estavam alguns timorenses e portugueses amigos do investigador e com interesse na área em estudo, dois deles também nossos ex-bolseiros, Luís Costa e Fernando Figueiredo.
Comentários
Enviar um comentário