Workshop Desenho da Natureza no Convento da Arrábida

Workshop Desenho da Natureza no Convento da Arrábida  

Exposição  Plantas de Macau e do Oriente

Catarina França e Mafalda Paiva

Partindo de um trabalho realizado em 2013 com uma bolsa de curta duração,  depois de uma visita de estudo a Macau Catarina França apresentou-nos estas duas propostas. 

Workshop de ilustração cientifica no cenário idílico da Serra da Arrábida, com estadia no Convento da Arrábida.


Neste workshop vamos sair para o campo, de caderno e lápis na mão, procurando registar a natureza circundante como ponto de partida para a elaboração de uma ilustração científica. A paisagem, a fauna e a flora, serão os ingredientes utilizados, e o desenho de campo será a ferramenta que permitirá, de forma descontraída, observar melhor, descobrir, conhecer e desfrutar a natureza. Diz-se que jamais se esquece o que se desenhou.

Iremos experimentar e utilizar diferentes técnicas e materiais, tanto na saída de campo, como na posterior realização de uma ilustração científica. Serão abordados conceitos teóricos e práticos e realizados exercícios que permitam começar a elaborar um caderno de campo e uma ilustração científica final. 










Exposição Plantas de Macau e do Oriente
Inauguração | 30 Maio | 18.30
Até 25 de Agosto

Um conjunto de 42 ilustrações científicas resultantes de um trabalho iniciado em 2013, no âmbito de uma bolsa de curta duração atribuída pela Fundação Oriente, que nos levam até aos jardins e árvores de Macau e das ilhas Taipa e Coloane.
Como nos descrevem as autoras destes maravilhosos trabalhos:

"Durante um mês e meio, atravessando os jardins e espaços verdes destes territórios, de lápis e caderno na mão, foram fotografadas e feito um levantamento gráfico das espécies arborícolas locais, previamente seleccionadas pelo engenheiro agrónomo e arquiteto paisagista António Saraiva, que acompanhou a posterior execução das ilustrações. Neste périplo pela diversidade que mora nos jardins da cidade e das ilhas da Taipa e Coloane, o caderno de campo foi a ferramenta principal".

 
 
Desse trabalho inicial resultaram os primeiros esboços e, posteriormente, as ilustrações científicas das espécies da flora local apresentadas nesta exposição.
 
Todas as ilustrações são aguarelas e foram realizadas pelas ilustradoras Catarina França e Mafalda Paiva, transportando-nos por uma viagem de cores que reflectem a perfeição e a riqueza da flora desta região do mundo.
  






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Transtopia - Ana Teresa Vicente