1 taça para 1 chá
Rute Marcão
Março de 2019

Rute Marcão foi nossa bolseira em 1995 e em 2000, licenciada em Artes Plásticas - Pintura, pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, obteve a sua 1ª bolsa de aperfeiçoamento artístico em 1995 tendo realizado uma pós-graduação em cerâmica na Universidade de Seika em Quioto. Mais tarde, em 2000 obteve uma nova bolsa de estudo de curta duração, desta vez,  para realizar uma visita de estudo aos ateliers de 4 ceramistas japoneses, em Seto.  Foi nessas idas e vindas que aprendeu o que mais tarde nos veio ensinar no workshop 1 taça para 1 chá, no Museu do Oriente. 





Tivémos muitos anos sem o contato da Rute, mas desde que o Museu do Oriente abriu em 2008, que a Rute  faz parte do nosso público, sendo uma assídua participante, dos nossos workshops, filmes, concertos, loja etc.  Foi numa dessas visitas ao Museu que a encontrei e que nos propôs o workshop  1 taça para 1 chá. Neste workshop, Rute Marcão propõe-se ensinar a modelar taças de chá através da técnica  de cerâmica Raku.





Desde 2015, que temos vindo a organizar este workshop, com lotação máxima e, mais uma vez, em Março vamos organizar a sua 5ª edição.
Os resultados deste workshop são sempre surpreendentes e muito diferentes entre si, acho que é essa a grande magia da cerâmica e dos vidrados.


 Mais informações sobre este workshop em

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Transtopia - Ana Teresa Vicente